Mentiram para você: Sobre o capitalismo agredir ao meio-ambiente.

0
271
Mentiram para você: Sobre o capitalismo agredir ao meio-ambiente. - image australia on https://momentolivre.com.br

Todos os dias, diversos movimentos ao redor do mundo culpam o capitalismo por diversos fatores dentre eles pelo “desequilíbrio ambiental”. Diversos ambientalistas ou pessoas no mínimo sem entender o conceito de “capitalismo”, engrenam uma enfadonha maratona de ataques, sem ao menos conhecerem, alguns fatos preponderantes.

Um dos primeiros fatos está correlacionado que qualquer homem no planeta hoje, ter uma melhor situação de vida que a de algum soberano há quinhentos anos. A revolução da tecnologia e os princípios do “livre-mercado”, aplicado em alguns países foram primordiais, ou não, para o efeito.

Thomas Malthus, por exemplo, em sua época não contou com a revolução tecnológica ao propor uma taxa de natalidade aos indivíduos, se não, todos correriam o risco exacerbado de padecerem sem alimentos. Após a revolução industrial, simples escravos passaram a ganhar pela força de trabalho, tendo então a possibilidade de conseguir seus determinados produtos, e contar com artefatos em série, ou seja, maior abundância!

Nunca se evoluiu tanto em termos de tecnologia, indústria, comércios e serviços afins. Certamente houve abusos sim, porém isso é inculto a natureza humana, e por conseguinte, é extremamente lógico que se há erros num sistema livre, consiga discernir, um poder voltado a poucos, no mínimo, imaginável os diversos problemas.

POPULAÇÃO

Mentiram para você: Sobre o capitalismo agredir ao meio-ambiente. - image Proje%C3%A7%C3%A3o_Hist%C3%B3rica_do_Crescimento_Populacional on https://momentolivre.com.br

Quando se há uma melhor questão financeira, é compreendido que diversos critérios básicos há uma consequente melhora. Note o gráfico da população mundial logo acima, perceba o quanto a sociedade aumentou o seu tamanho pós-revolução industrial, qual o ensinamento disto? Nunca estivemos tão bem!

Imagine o quanto deveria ser complicado fazer o fogo nos primórdios da organização humana? No mínimo, perderia muito tempo para um produto que hoje, é produzido em série, distribuído, e você podê-lo utilizá-lo com apenas um risco…

Com todas estas transformações, diversos autores culpam o capitalismo por problemas ao meio-ambiente, porém é bastante válido analisar o quanto se avançou nos últimos anos em termos de qualidade, não só econômica, mas também social.

Por que a variável histórica está presente por aqui? Pois, é bastante esclarecedor conotar que, o capitalismo exerceu um nível de influência enorme para com a sociedade, permitindo uma melhora de vida, e isto já é o bastante. Inclusive, populações que viviam a mercê da pobreza em seus povoados, convivendo com a falta de saneamento, sujeira, doenças e afins, já começaram a respirar melhor após a revolução industrial.

MEIO AMBIENTE

Falar que o capitalismo agride ao meio ambiente, é no mínimo insensato e remete a falta de perspicácia lógica. Os países que são considerados mais verdes do mundo estão entre os primeiros no índice de liberdade econômica, e o que isto tem a ver? Muita coisa, afinal de contas, em sociedades livres o nível de colaboração é altamente superior do que em economias controladas pelo Estado. De fato, uma economia livre faz com que os seus cidadãos tenham mais capital para investirem em ações sociais, de cunho não somente ambiental, mas também de outras áreas.

Mentiram para você: Sobre o capitalismo agredir ao meio-ambiente. - image economicfreedomindexcountries3 on https://momentolivre.com.br

Países como Suíça, Luxemburgo, Austrália e Singapura, são as quatro nações mais verdes do mundo e por conseguinte, pertencem ao ranking de liberdade econômica.

Mentiram para você: Sobre o capitalismo agredir ao meio-ambiente. - image Liberdade+economica on https://momentolivre.com.br

Muitos criticam o livre-mercado, e o julgam como o principal problema pela degradação ambiental hoje vista. Porém, cabe destacar que a economia do livre-mercado, preza por uma boa alocação de recursos materiais, ou seja, crê-se então na otimização para um maior aproveitamento da matéria-prima, principalmente pelos custos envolvidos. Ou seja, dentro de uma economia livre, pessoas pensariam duas ou mais vezes, antes de tomar uma medida precipitada, pois, ela verá o quanto tal atitude pode a prejudicar no futuro.

Um exemplo clássico que liberais sempre enfatizam é o pendrive. Este foi um produto mais revolucionário que qualquer cúpula preocupada com o clima… Deixou-se então com este advento, a derrubada de milhares de árvores, a fim de produzir folhas, Ou seja, muito importante.

LIBERALISMO VERDE

Liberalismo verde ou ambientalismo liberal é uma corrente dentro do movimento liberal que defende concepções de acordo com princípios, ideologias que colaborem com o meio-ambiente, juntamente com ao trabalho da análise econômica. Os defensores desta prática não apenas costumam adotar uma visão econômica em suas questões, também propõe uma visão mais ecológica sobre produtos ou serviços, fomentando ideias que estabeleçam uma variedade econômica e verde.

CONCLUSÃO

Portanto, o livre-mercado ou capitalismo puro, é um dos fatores mais importantes para que um país conserve bem sua fauna e flora. É importante destacar que, a colaboração mútua entre indivíduos e a procura pela eficiência, eficácia e efetividade; são fatores de extrema importância para um sistema altamente benéfico à natureza!?

Por conseguinte, antes de falar que o liberalismo ou capitalismo não cuida do meio-ambiente, é muito importante estudar os índices de liberdade econômica e os países considerados mais verdes no mundo. A correlação não só denota uma melhor eficiência, mas também, um nível de conscientização jamais inimaginável, que qualquer burocrata teria medo de encorajá-la, pois a solução sairia do controle de suas mãos.

REFERÊNCIAS

[1] REDE GLOBO. Thomas Malthus e o descompasso entre alimentos e população. Disponível em <http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2012/09/thomas-malthus-entenda-o-descompasso-entre-alimento-e-populacao.html> Acessado em 07/09/2017

[2] OLHAR VIRTUAL. Projeção Histórica. Disponível em < http://olharatual.com.br/wp-content/uploads/2016/01/ProjecaoHistoricaPopulacaoMundial-1-300×178.png> Acessado em 07/09/2017

[3] OINSURGENTE. Índice de liberdade econômica. Disponível em <https://oinsurgente.files.wordpress.com/2016/02/economicfreedomindexcountries3.png> Acessado em 07/09/2017

[4] Índice de Liberdade Econômica. Disponível em <http://1.bp.blogspot.com/_4gsvTmEnRx0/TRECZgQqUHI/AAAAAAAAAUc/F_6w5Nrbzpw/s1600/Liberdade+economica.jpg> Acessado em 07/09/2017

[5] EXAME. 20 países mais verdes do mundo. Disponível em <http://exame.abril.com.br/mundo/os-20-paises-mais-verdes-do-mundo-em-2016/> Acessado em 07/09/2017

[6] INSTITUTO LIBERAL. Meio ambiente e capitalismo. Disponível em <https://www.institutoliberal.org.br/blog/meio-ambiente-e-capitalismo-a-solucao-da-liberdade/> Acessado em 08/09/2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here